Meine lieben deutschen Freunde! Dieser Blog ist in Portugiesisch geschrieben! Trotzdem ist es immer ein Geschmack, sie hier zu haben!

My dear USA friends! This blog is written in Portuguese! Nevertheless, there is always a pleasure, to have you here!

Mes chers amis français! Ce blog est écrit en portugais! Néanmoins, il est toujours un plaisir, de vous avoir ici!

21 de fevereiro de 2012

Linguagem Corporal


Bom dia meus amores!
À dias estive a ler acerca de linguagem corporal.

Sabiam que 80% da mensagem que transmitimos passa através da nossa expressão corporal e apenas 20% deriva da nossa fala?
Pois é. Já todos tivemos a sensação que alguém não era sério antes mesmo de abrir a boca, ou mudámos para o outro lado da rua,para evitar alguém que achámos não ter boas intenções. Mas e com as pessoas com quem comunicamos diariamente? Será que somos bons detectores de intenções? Sabemos quando nos estão a mentir? Quando estão nervosos? Quando estão interessados em nós? ;)

É esse o objectivo da linguagem corporal: identificar sinais, muitas vezes involuntários, de intenções, estados de espírito e confiabilidade.

Para quê, perguntam vocês.
Não seria fantástico se conseguíssemos perceber o que alguém quer antes mesmo de abrir a boca, seja o nosso namorado, patrão, colegas de trabalho?

Em contexto de trabalho, o bom líder é aquele que consegue identificar as necessidades e as qualidades dos seus funcionários, e puxar por eles de forma a que dêem o seu melhor, sendo benevolente quando é preciso e firme quando é necessário. E para saber quais as alturas certas para isto deve ter alguma inteligência emocional, e perceber através dos sinais da linguagem corporal aquilo que muitas vezes as pessoas não dizem.

O bom orador é aquele que sabe identificar na sua plateia os sinais de cansaço, desinteresse ou confusão, e agir em conformidade, trazendo-os de novo motivados.

Todos temos um pouco desta intuição, mas muitos de nós não ligam tanto assim a certos pormenores que fazem a diferença, e que nos podem induzir em erro. Os homens tendencialmente têm esta skill menos desenvolvida que as mulheres, que são em geral mais atentas a estes pormenores que fazem muitas vezes a diferença.

A nível de sedução, é também de extrema importância saber interpretar os sinais: Será que ele/ela está interessado/a em mim? Será que tenho hipóteses?
Os homens falham mais neste campo, porque se focalizam mais na própria vontade do que na vontade (ou falta dela) da mulher, o que faz com que às vezes levem tampas quando havia todo um conjunto de sinais que lhes dizia que não era boa ideia avançar.

Mas não desesperem! Isso pode ser melhorado! ;) E se se empenharem, depressa conseguem perceber se ela está "afim" ou não, e evitar confusões desnecessárias.

Algumas dicas rápidas:

-Olhos nos olhos O contacto visual é um dos aspectos mais importantes da linguagem corporal. A maioria de nós sente-se à vontade com um contacto de poucos segundos, mas mais que isso pode parecer agressivo ou demasiado intenso. De igual modo, se estiver a falar com um colega que desvia muito o olhar, pode presumir que ele está aborrecido (ou talvez seja apenas tímido).

-Copiar os gestos Se alguém está no mesmo comprimento de onda que o seu, muitas vezes adopta as suas poses. Assim, se as pessoas começarem a imitá-lo, isso quer dizer que estão abertas às suas ideias. Mas se os seus pés e corpo se afastam, ainda que continuem a olhar para si, isso significa que preferiam estar a ir no sentido para onde os seus pés apontam.

-Cruzar os braços A maioria das pessoas cruza os braços se está na defensiva ou numa atitude negativa. Assim, mesmo que alguém diga que está de acordo consigo, se cruzar os braços, na verdade não está.

-Seguir o pensamento Se estiver a ensinar alguém, é bom saber como funciona a sua mente. Se, quando lhe fala, os seus olhos se movem para cima e para a esquerda, é porque processa a informação visualmente; se os olhos apenas se movem para a esquerda, pensa em termos de sons; mas olhos que se movem para a direita e para baixo indicam que aprende através das emoções.

-A verdade da mentira Quando alguém mente, tende a ficar menos expressivo com as mãos, mas encolhe os ombros e leva as mãos à cara. As mãos ou os dedos a cobrir a boca indicam que está a enganá-lo: o cérebro diz subconscientemente à mão para suprimir as palavras enganosas.

-De cabeça Inclinar a cabeça para o lado indica interesse no que está a ser dito. Quando as pessoas deixam cair a cabeça, estão a revelar uma atitude negativa ou crítica. Apoiar a cabeça nas mãos significa que estão aborrecidas.


Dois livros que eu recomendo, se quiserem saber mais, e que são muito bons para quem se está a inicializar nestes assuntos da linguagem corporal e da inteligência emocional :






Nenhum comentário:

Postar um comentário