Meine lieben deutschen Freunde! Dieser Blog ist in Portugiesisch geschrieben! Trotzdem ist es immer ein Geschmack, sie hier zu haben!

My dear USA friends! This blog is written in Portuguese! Nevertheless, there is always a pleasure, to have you here!

Mes chers amis français! Ce blog est écrit en portugais! Néanmoins, il est toujours un plaisir, de vous avoir ici!

17 de janeiro de 2012

A morte


A morte é provavelmente o maior medo da humanidade.
Não há homem, mulher ou criança que não dê um passo atrás quando se fala deste tema.
Encarada por muitos como o fim de tudo aquilo que conhecemos, para outros é apenas um novo recomeço. A morte não se refere apenas ao envelhecimento contínuo, á perda de forças... ela refere-se também a um outro mundo aterrador, “ aquele da confusão, do caos, onde não existe mais nada nem ninguém.”

A irreversabilidade é normalmente citada como um atributo da morte. Cientificamente, (ainda) é impossível trazer de novo à vida um organismo morto. Muitas pessoas não acreditam que a morte física é sempre e necessariamente irreversível, enquanto outras acreditam em ressuscitação do espírito ou do corpo e outras ainda, têm esperança que futuros avanços científicos e tecnológicos possam trazê-las de volta à vida, utilizando técnicas ainda embrionárias, tais como a criogenia ou outros meios de ressuscitação ainda por descobrir.

Ou seja, todos nós possuímos uma herança cultural que define a nossa visão da morte, e dificilmente não temos uma opinião em relação a ela.

No entanto, há quem também evite pensar nela o mais possível. Por ser tão assustadora para a maior parte das pessoas, tentam ignorá-la, como se isso nunca fosse acontecer.
Outros há que vêm nela uma motivação:

Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de errar – cai diante da face da morte.(Steve Jobs)

Aos “outros”, a morte paralisa-os e espanta-os. – A nós, a morte – a Vida – dá-nos ânimo e impulso. Para eles, é o fim; para nós, o princípio.
(Josemaria Escrivá)

Eu acredito que somos seres energéticos e que há uma parte de nós que nunca morre e que volta com outro corpo, desempenhar outra funçao. E vocês?

Para terminar, deixo-vos com esta:
Porque amei a vida, não terei nenhuma tristeza ao morrer.(Amelia Burr)

Um comentário:

  1. Olá sr. Engenheira,

    o engenheiro Saraiva também já reflectiu sobre isso.
    Pode ler a minha opinião aqui: sociedade-alienada.blogspot.com.

    Beijo,
    --
    R. Saraiva

    ResponderExcluir